Topo
Miguel Arcanjo

Miguel Arcanjo

Categorias

Histórico

Mostra de Cinema de Ouro Preto, CineOP exibe mais de cem filmes grátis

Miguel Arcanjo Prado

06/06/2019 14h00

Ouro Preto já entrou no clima da 14ª CineOP, com direito a cinema ao ar livre na histórica Praça Tiradentes – Foto: Jackson Romanelli – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

O cinema promete aquecer o friozinho de Ouro Preto. Com temperaturas previstas entre 9º e 21º na cidade histórica mineira nos próximos dias, começa nesta quinta (6) a 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto.

A programação está farta e vai até a próxima segunda (10), com exibição gratuita de 103 filmes, além de shows, bate-papos, seminários, oficinas e lançamentos de livros.

O foco do festival é o patrimônio, a história e a preservação do audiovisual brasileiro, atualmente em má fase, sobretudo com o fim de financiamento público de estatais federais para grandes festivais.

Dois espaços se destacam na exibição dos filmes, a Praça Tiradentes, com cinema ao ar livre com o cortante frio outonal ouropretano, ou o mais aconchegante Cine Vila Rica, uma da salas mais antigas e charmosas do país.

É lá que acontece a abertura da CineOP às 20h30 desta quinta, com cerimônia dirigida por Chico de Paula e Grazi Medrado. O auge da noite será a homenagem ao cineasta baiano Edgard Navarro, que receberá o Troféu Vila Rica. A cerimônica ainda terá trilha sonora ao vivo de Barulhista, além de participações da cantora Adrianna, do ator e contador de histórias Marcelino Xibil Ramos, do multi-instrumentista Marcelo Ricardo e da atriz Rejane Faria.

O tema da 14ª CineOP é "Territórios Regionais, Inquietações Históricas". A partir desta sexta (7), a convite do festival, o Blog do Arcanjo acompanha a programação direto de Ouro Preto.

Saiba quem fará show grátis na CineOP

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Miguel Arcanjo Prado (@miguel.arcanjo) em

Sobre o autor

Eleito três vezes um dos dez melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se, Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP (Celacc-ECA) e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por TV Globo Minas, O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes e Risadaria. Ganhou os prêmios Nelson Rodrigues, Inspiração do Amanhã e Referência Nacional pela Ancec. Como dramaturgo, é autor da peça Entrevista com Phedra.

Sobre a coluna

Miguel Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e sociedade, com informações e entrevistas exclusivas, além de reflexões sobre o mundo da Cultura e do Entretenimento.