Topo
Miguel Arcanjo

Miguel Arcanjo

Categorias

Histórico

FAN chega à 10ª edição para celebrar arte negra em BH

Miguel Arcanjo Prado

11/11/2019 13h43

Rosália Diogo, uma das curadoras da 10ª edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, de 18 a 24 de novembro de 2019 – FAN-BH – Foto: Nereu Jr./Divulgação – Coluna @miguel.arcanjo UOL

Um dos mais emblemáticos eventos culturais focados na produção artística de pessoas pretas no Brasil, o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN-BH) chega à sua 10ª edição entre 18 e 24 de novembro próximos, com realização da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Neste ano, a curadoria é assinada por Rosália Diogo, Aline Vila Real e Grazi Medrado. Com a temática "Território Memória", o evento promete reunir na capital mineira obras, artistas e atuantes das culturas negras em uma farta programação que será divulgada nesta terça (12). Realizado de modo bienal, o FAN-BH celebra 24 anos de existência — foi criado em 1995 — homenageando a historiadora, roteirista, professora e poeta sergipana Maria Beatriz do Nascimento (1942-1995), ativista pelos direitos de negros e mulheres. Afinal, como ela dizia: "Onde eu estou, eu estou. Quando eu estou, eu sou". Queira Deus, Oxalá.

Acompanhe a programação do FAN-BH!

 

Sobre o autor

Eleito três vezes um dos dez melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se, Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP (Celacc-ECA) e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por TV Globo Minas, O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes e Risadaria. Ganhou os prêmios Nelson Rodrigues, Inspiração do Amanhã e Referência Nacional pela Ancec. Como dramaturgo, é autor da peça Entrevista com Phedra.

Sobre a coluna

Miguel Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e sociedade, com informações e entrevistas exclusivas, além de reflexões sobre o mundo da Cultura e do Entretenimento.

Blog do Arcanjo