PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Consciência Negra: veja eventos pelo Brasil com diversão e reflexão

Miguel Arcanjo Prado

20/11/2019 09h45

Drik Barbosa faz show na praça da República em SP – Foto: Luciana Faria – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Este 20 de Novembro marca o Dia da Consciência Negra, lembrando o assassinato de Zumbi dos Palmares, herói que lutou contra a escravidão no Brasil, fato histórico que ainda hoje provoca rachaduras em nossa sociedade. Para você refletir sobre o tema e buscar cada vez mais se afastar da estrutura racista que forma o Brasil, o blog do Miguel Arcanjo apresenta dez eventos culturais pelo país para você se divertir enquanto reflete sobre a situação dos negros brasileiros ontem e hoje.

São Paulo

Shows da Consciência Negra
A partir das 14h desta quarta (20), Ilu Inã, Drik Barbosa com KL Jay e Jorge Ben Jor sobem ao palco gratuito na praça da República, em São Paulo, para celebrar a negritude com realização da Prefeitura de São Paulo, que faz a Virada da Consciência Negra com mais de 500 atrações pela cidade.

O ator e cantor Ícaro Silva faz espetáculo musical no Rio – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Rio de Janeiro

O ator Ícaro Silva apresenta às 20h nesta quarta (20) no Centro Cultural João Nogueira, no Méier, o espetáculo musical "Ícaro and The Black Stars", que revive grandes ícones da música negra, passando por Michael Jackson, Bob Marley, Beyoncé e Tim Maia.

Movimentação do público no FAN-BH 2019 – Foto: Pablo Bernardo/Divulgação/PBH – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Belo Horizonte

10º FAN-BH 
O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte chega à décima edição com mais de cem atrações gratuitas em 20 espaços da capital mineira. Tem peças, shows, oficinas, debates, atrações para as crianças e muito mais na farta programação com realização da Prefeitura de Belo Horizonte.

Largos do Pelourinho em Salvador têm shows na Consciência Negra – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Salvador

O Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura da Bahia promove três shows "Consciência, Viva!" no Pelourinho. O Largo Tereza Batista traz o Bloco Afro Òkánbi, 20h, com entrada gratuita. Já o Largo Quincas Berro d'Água conta com Aloísio Menezes, Negros de Fé, Gal do Beco e Thiago Carvalho, 16h, também grátis. Narcizinho e os Afro tocam no Largo Pedro Archanjo, 20h, a R$ 5.

A artista Simone Magalhães, que faz a Tarde Preta no domingo (24) na Casa Selvática em Curitiba – Foto: Humberto Araujo – Divulgação Festival de Curitiba – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Curitiba

A exposição "A Saia que Gira – Cartografando o Feminino Negro nas Porta-bandeiras de Curitiba" pode ser vista de graça de 20 a 31 de novembro, no Campus Rebouças da UFPR. Já a artista Simone Magalhães apresenta a Tarde Preta com Siamese Pedro Ramires na Casa Selvática, no domingo (24), a partir das 15h, com entrada gratuita.

Siga @miguel.arcanjo

Sobre o autor

Eleito três vezes um dos dez melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se, Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP (Celacc-ECA) e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por TV Globo Minas, O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes e Risadaria. Ganhou os prêmios Nelson Rodrigues, Inspiração do Amanhã e Referência Nacional pela Ancec. Como dramaturgo, é autor da peça Entrevista com Phedra.

Sobre a coluna

Miguel Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e sociedade, com informações e entrevistas exclusivas, além de reflexões sobre o mundo da Cultura e do Entretenimento.

Blog do Arcanjo