Topo
Miguel Arcanjo

Miguel Arcanjo

Categorias

Histórico

Você é jovem negro e tem uma peça? Inscreva-se no Prêmio Solano Trindade!

Miguel Arcanjo Prado

21/11/2019 06h00

Solano Trindade é homenageado com prêmio de dramaturgia que leva seu nome criado pela SP Escola de Teatro e voltado a jovens negros – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Você é jovem negro e tem uma peça de teatro escrita? Pois a SP Escola de Teatro lançou neste Dia da Consciência Negra um prêmio nacional para jovens dramaturgos negros. Trata-se do Prêmio Solano Trindade 2019, que vai selecionar e publicar em livro três textos de estudantes negros de artes cênicas de todo o Brasil. As inscrições gratuitas e vão até 20 de dezembro.

O prêmio celebra a memória do ator, diretor, cineasta, escritor e militante pernambucano Francisco Solano Trindade (1908-1974), que foi o primeiro ator a encenar a peça "Orfeu", de Vinicius de Moraes, em 1956. Ele foi fundador da Frente Negra Pernambucana e do Centro Cultural Afro-Brasileiro, para divulgação de obras de intelectuais e artistas negros.

Ligada à ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a SP Escola de Teatro é gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap).

Siga @miguel.arcanjo

Sobre o autor

Eleito três vezes um dos dez melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se, Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP (Celacc-ECA) e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por TV Globo Minas, O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes e Risadaria. Ganhou os prêmios Nelson Rodrigues, Inspiração do Amanhã e Referência Nacional pela Ancec. Como dramaturgo, é autor da peça Entrevista com Phedra.

Sobre a coluna

Miguel Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e sociedade, com informações e entrevistas exclusivas, além de reflexões sobre o mundo da Cultura e do Entretenimento.

Blog do Arcanjo