Topo
Miguel Arcanjo

Miguel Arcanjo

Categorias

Histórico

3º Prêmio Leda Maria Martins celebra artistas negros nesta quarta em BH

Miguel Arcanjo Prado

30/11/2019 09h52

Nome importante na literatura negra contemporânea, a escritora Cidinha da Silva será homenageada na 3ª edição do Prêmio Leda Maria Martins – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Será realizado na próxima quarta (4) em Belo Horizonte o 3º Prêmio Leda Maria Martins, idealizado e sob curadoria do artista Denilson Tourinho. Ele conta que "o objetivo do prêmio, mais uma vez, é celebrar as produções negras de teatro, dança e performance de Belo Horizonte de todos os tempos.

O nome do troféu homenageia Leda Maria Martins, poeta, ensaísta, dramaturga, ex-diretora de ação cultural da Universidade Federal de Minas Gerais e rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá.

Segundo a organização, "Martins dá nome e referência conceitual ao prêmio". Entre os homenageados neste ano estão a escritora Cidinha da Silva, dona de importante obra sempre em diálogo e pela defesa da população negra contra o genocídio.

Cidinha da Silva participará de roda de conversa que abrirá o evento, ao lado de Valdinéia Soriano e Zora Santos, com mediação de Miguel Arcanjo, autor desta coluna. Depois, haverá a cerimônia de premiação, tendo como mestra de cerimônia Azzula.

A comissão de júri desta edição é formada por: Ana Martins, Andre Sousa, Eneida Baraúna, Guilherme Diniz e Juhlia Santos. A premiação é patrocinada pelo BDMG Cultural, Projeto Pretança (Una), Kitutu Gourmet e Aqui Também é Seu Quilombo. O evento será transmitido ao vivo pela página do Facebook do Projeto Pretança (Una).

3º Prêmio Leda Maria Martins
Quando: 4 de dezembro de 2019, quarta-feira
17h30 Roda de Conversa/Dramaturgias: #ParemDeNosMatar! Com Cidinha da Silva, Valdinéia Soriano, Zora Santos e mediação de Miguel Arcanjo
19h Homenagens, Premiação e Manifesto Artístico com LUIZA DA IOLA convida Jazz & Capone Beatbox.
Onde: Auditório Paulo Camillo – Rua Bernardo Guimarães, 1600 – Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Quanto: Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço
Informações: premioledamariamartins@gmail.com

Siga @miguel.arcanjo

Sobre o autor

Eleito três vezes um dos dez melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se, Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP (Celacc-ECA) e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por TV Globo Minas, O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes e Risadaria. Ganhou os prêmios Nelson Rodrigues, Inspiração do Amanhã e Referência Nacional pela Ancec. Como dramaturgo, é autor da peça Entrevista com Phedra.

Sobre a coluna

Miguel Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e sociedade, com informações e entrevistas exclusivas, além de reflexões sobre o mundo da Cultura e do Entretenimento.

Blog do Arcanjo