PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

O Retrato do Bob: Regina Boni, porto seguro flutuante de nossa liberdade

Miguel Arcanjo Prado

05/02/2020 15h02

A galerista Regina Boni em retrato de Bob Sousa – Foto: Bob Sousa – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Um dos nomes mais respeitados (e queridos) do mercado das artes no Brasil, Regina Boni está de volta à cena com sua Galeria São Paulo Flutuante. Trata-se de uma versão contemporânea — e bem mais livre de amarras, inclusive geográficas —, de sua Galeria São Paulo, que funcionou entre 1981 e 2002, revelando múltiplos talentos. Vencedora da primeira edição do Prêmio Arcanjo de Cultura em Artes Visuais, em dezembro passado no Theatro Municipal de São Paulo e recentemente nomeada Cidadã Paulistana na Câmara de Vereadores, ela posou com exclusividade para o jurado e fotógrafo Bob Sousa e o Blog Miguel Arcanjo em seu apartamento no bairro de Higienópolis. Entre outras obras de renome, o local é decorado com famosos Parangolés do tropicalista Hélio Oiticica. Aliás, ela é uma das madrinhas do movimento que marcou nossa cultura, já que foi responsável, entre outras coisas, pelos inesquecíveis figurinos da tropicália usados por Caetano, Gil, Gal e sua turma na reta final da década de 1960. E é no bairro onde mora que ficará, momentaneamente, a nova sede de sua galeria, transferida do Jardim Europa. Mas, podendo, a qualquer momento, partir para novas paragens. Já que amarras não combinam com essa mulher que é porto seguro flutuante de nossa liberdade artística.

Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela UNESP, pesquisador, crítico, jurado de Artes Visuais da APCA e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro "Retratos do Teatro" (Ed. Unesp). Desde 2012, retrata grandes nomes das Artes em O Retrato do Bob com exclusividade para o Blog Miguel Arcanjo. Produção: Daniela Hamazaki.

>>>Siga @miguel.arcanjo

Sobre o autor

Eleito três vezes um dos dez melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se, Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP (Celacc-ECA) e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por TV Globo Minas, O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes e Risadaria. Ganhou os prêmios Nelson Rodrigues, Inspiração do Amanhã e Referência Nacional pela Ancec. Como dramaturgo, é autor da peça Entrevista com Phedra.

Sobre a coluna

Miguel Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e sociedade, com informações e entrevistas exclusivas, além de reflexões sobre o mundo da Cultura e do Entretenimento.

Blog do Arcanjo