PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

O Retrato do Bob: Antonio Pitanga, 80 anos do rosto do Brasil

Miguel Arcanjo Prado

19/02/2020 15h21

O ator Antonio Pitanga em retrato de Bob Sousa – Foto: @bobsousa Blog @miguel.arcanjo UOL

Antonio Pitanga chega aos 80 anos em plena forma e sendo celebrado por todo o país. O ator baiano ícone do Cinema Novo, que foi homenageado em janeiro último ao lado da filha Camila Pitanga na Mostra de Cinema de Tiradentes, pode ser visto até 8 de março, de quinta a domingo, na peça Embarque Imediato, na qual atua ao lado do filho, Rocco Pitanga — Camila participa com voz em off. Com texto de Aldri Anunciação e direção de Marcio Meirelles, a obra está no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, em São Paulo. Foi lá que o grande ator posou para o fotógrafo Bob Sousa com exclusividade para o Blog Miguel Arcanjo. Para um de seus principais diretores no cinema, Cacá Diegues, Pitanga  é "um herói do audiovisual brasileiro, alma e imagem do país, criador de um rosto do Brasil há 60 anos". Falou tudo.

Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela UNESP, pesquisador, crítico, jurado de Artes Visuais da APCA e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro "Retratos do Teatro" (Ed. Unesp). Desde 2012, retrata grandes nomes das Artes em O Retrato do Bob com exclusividade para o Blog Miguel Arcanjo. Produção: Daniela Hamazaki.

>>>Siga @miguel.arcanjo

Sobre o autor

Eleito três vezes um dos dez melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se, Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP (Celacc-ECA) e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Passou por TV Globo Minas, O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, Curso Abril de Jornalismo, Superinteressante, Contigo!, Folha de S.Paulo, Agora, Uma, R7, Record, Record News, Rede TV!, Claudia, Band, Gazeta e Rede Brasil. É jurado dos prêmios APCA, do Humor, Bibi Ferreira, Sesc Melhores Filmes e Risadaria. Ganhou os prêmios Nelson Rodrigues, Inspiração do Amanhã e Referência Nacional pela Ancec. Como dramaturgo, é autor da peça Entrevista com Phedra.

Sobre a coluna

Miguel Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e sociedade, com informações e entrevistas exclusivas, além de reflexões sobre o mundo da Cultura e do Entretenimento.

Blog do Arcanjo